Artista retrata em mural os 52 anos da Câmera

Um mural de mais de 30 metros quadrados, destacará a história de mais de 52 anos da Camera. A história dedicada a verticalização da agricultura gaúcha, sendo retratada em arte, no prédio principal, junto a matriz da empresa em Santa Rosa. O trabalho foi concebido e executado pelo artista plástico gaúcho, Mauro Vila Real.

O diretor superintendente da Camera, Roberto Kist destaca que o desafio de transformar uma simples parede em uma peça de arte, foi prontamente aceito por Vila Real. “Mauro com extrema sensibilidade artística, tornou visivelmente clara a história da empresa, contemplando e valorizando em seus traços, todas as nossas operações”, disse.

O mural interno, conta com mais trinta metros quadrados, têm como proposta principal, retratar a linha do tempo e de evolução da empresa, iniciando com elementos que retratam a agricultura manual da década de 70, passando pelo período de fundação da Camera, com destaque a seus sócios fundadores – Orestes Camera, Ernane Jasiowka, e Vanoli Kist, na cidade de Tucunduva.

Dentro da curva de evolução da agricultura, o mural segue para o período de modernização e mecanização das lavouras, retratados juntamente com o momento de transformação industrial da Camera, na década de 90, com alusão a seus parques industriais de processamento de soja, e da usina de Biodiesel em 2010. 

O mural conta ainda com elementos que ressaltam o compromisso ambiental da Camera, através de seus terminais ferroviários, e dos mais de 700 hectares de florestas, destinadas ao abastecimento de energia sustentável e verde para suas operações, finalizando com o retrato da rede de Casas Camera, o principal elo de ligação da empresa com o produtor rural, valorizando o compromisso de estar presente no dia a dia do produtor rural.

Mauro Vila Real já realizou trabalhos para editoras como Marvel e DC Comics, além de ser o primeiro gaúcho a participar do Art Battle Brasil. Mauro possui quadros e murais espalhados por diversos lugares do mundo, em casas de celebridades, entre elas da ex-primeira dama americana, Michelle Obama, além de museus de grandes clubes de futebol, como F. C. Barcelona, na Espanha, do Corinthians, Flamengo, Palmeiras e Grêmio, onde seu trabalho foi símbolo da conquista do tricampeonato da Copa Libertadores da América 2017. Recentemente, foi responsável pela criação da identidade visual de eventos como o Festejos Farroupilhas e da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, e no último ano contou a história de Anita Garibaldi através de uma série composta por nove telas, que hoje estão expostas em museus do Rio Grande do Sul.

Confira mais em: https://jornalnoroeste.com.br/noticia/cultura/artista-retrata-em-mural-os-52-anos-da-camera?fbclid=PAAabS1XQrK20TyemIkNeaVsfRXQkpud0Lherb1iDqe9quEeJsHEG7cfSUozw