O novo estúdio de Mauro Vila Real reúne diversas obras do artista em Sapiranga

Sapiranga – A pintura de Monalisa. O quadro de Pelé e Jairzinho comemorando um gol. Outra pintura do ex-goleiro do Inter e da seleção, Taffarel. A tela de um menino, com a camisa do Brasil, empinando pipa. Pincéis. Tinta.

Obras e materiais de trabalho do artista Mauro Vila Real, 47 anos, estão no novo estúdio do artista, inaugurado na última semana em Sapiranga. Amigos e familiares prestigiaram a inauguração do espaço de um dos mais importantes ilustradores brasileiros, na última semana, na Rua Tancredo Neves, 751, no bairro Voo Livre.

Das ilustrações em quadros até outras obras de arte, o que se vê são retratos de um cotidiano que mescla ídolos, expressões, ícones gaúchos e brasileiros, trazendo a arte à tona em suas diversas formas.

São vários naipes artísticos ilustrados por Mauro Vila Real, que já expôs seus trabalhos no Museu do Louvre, em Paris, no museu do FC Barcelona, e em incontáveis lugares mundo. Natural de Frederico Westphalen, reside em Sapiranga desde 1984. Em 2022, Mauro recebeu o título de Cidadão Honorário de Sapiranga.

A ARTE COMO OBJETIVO DE VIDA

“Estou há 12 anos vivendo exclusivamente da arte. E sempre gostei disso e, com certeza, jamais vou me aposentar”. Essa frase talvez sintetize o amor de Mauro Vila Real, pela arte. “Vivo meu objetivo de vida”, completou. Durante a inauguração do novo estúdio, amigos de Vila Real, como o cantor nativista César Oliveira e o humorista Léo (Gauchão de Apartamento), marcaram presença. “Conheci o Mauro na pandemia, por meio das lives e admirei a sensibilidade e talento dele nos trabalhos. Convidei-o para um projeto, que reuníamos artistas e criamos essa irmandade”, disse César.

UM ESPAÇO CULTURAL

Um verdadeiro espaço de cultura. Assim pode ser representado o novo estúdio do artista. Vila Real quer fazer com que o local seja representativo para novas gerações de Sapiranga e região. Por isso, na segunda quinzena de maio, a ideia é preparar um workshop e, também, tornar o local aberto a visitações.

“Esse novo espaço vem para integrar a arte com a comunidade. Sei da dificuldade que temos aqui no interior do estado para ter acesso à arte. E a arte é um mercado e tem um espaço relevante para o mundo. Além disso, é uma realização fazer isso na cidade que tanto adoro, que é Sapiranga, podendo aproximar tantos jovens da nossa realidade de artista. Mostrando pra eles como tudo funciona”.
Mauro Vila Real, artista plástico de Sapiranga.